quarta-feira, junho 09, 2010

Resenha: Memória de Minhas Putas Tristes

 O livro Memória de Minhas Putas Tristes foi escrito por Gabriel García Márquez e lançado, no Brasil, em 2005. O Escritor ganhou prêmios como o tão aclamado premio nobel de literatura, para surpresa de alguns que achavam que eu só lia livros estereotipados como "modinha", garanto que eu leio todo tipo de livro desde que consiga me agradar no decorrer das páginas.


 O Livro conta a história de um homem que vai fazer 90 anos e, talvez achando que fosse morrer logo, teve um desejo louco de ter em sua cama uma moça virgem, e com esforço em encontrar uma assim, sua "patrocinadora" arruma uma, porém, ao ver a moça de 14 anos, virgem e nua, deitada na cama, ele não faz nada a não ser deitar ao seu lado e apreciar sua beleza. Entre indas e vindas, o narrador se mostrou, antes de conhecer a tal moça, descrente no amor, mas que foi pego de surpresa por essa paixão arrebatadora, e ela seria uma espécie de bela adormecida, esperando um principe encantado que viria (será?), e assim contando como era a sua vida aos 90 anos como cronista de um jornal, critico de música e sua louca paixão não assumida por uma criança de 14 que nem ao menos seu nome sabia.

 Apesar do tipo de texto não me agradar nem um pouco, confesso que na primeira vez que eu li, não entendi muito e não lembrava muito dele, entretanto, depois de pouco mais de um ano, eu resolvi reler e para minha surpresa compreendi um pouco melhor o que se passava, uns considerariam a história bem chata (como achei na primeira vez em que li, só por não ter ao menos entendido) outros achariam a obra digna de um mestre, hoje, eu posso dizer que eu fico no meio termo, afinal, foi o primeiro livro que li desse escritor.

 O texto é uma mistura de discurso direto e indireto o que dificulta o entendimento da história, os leitores tem que estar atentos para as descrições e falas dos personagens para não se perderem no meio do caminho, o livro é pequeno e tem poucas páginas, você pode ler ele em alguns dias.

Nenhum comentário:

Bookmark and Share

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

.

.