segunda-feira, março 15, 2010

Resenha: HP e a Pedra Filosofal (J.K. Rowling)

Capa Original do Livro

 Primeiro Livro da Saga Harry Potter de um total de Sete Livros. Antes de dar minha opnião sobre o livro, vou fazer um básico resumo:
 "Harry, orfão de pai e mãe, é deixado, ainda bebê, na porta da casa de seus tios, onde sofre humilhações constantemente desde pequeno, porém, aos 11 anos, ele recebe várias cartas de um lugar chamado "Hogwarts", mas seu tio o proibe de ler o conteúdo dela, inclusive, seu tio chegou a fugir e levou todos eles (Ta Petúnia, o seu primo e o próprio Harry) por um lugar fora de alcance da civilização, sem sucesso, pois as cartas os encontraram, só que desta vez, ela é levada por um meio-gigante.
 Então, o menino com o raio na testa, descobre que é um bruxo e que a carta, nada mais é do que um convite para ele se juntar a outros alunos da "Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts".
 Chega na escola, ou antes disso, já faz amigos e ferrenhos inimigos, lá ele descobre que a escola é dividida em 4 casas: Sonserina, Lufa-lufa, Corvinal e Grifinória.
 Ele é selecionado para a última casa que citei. Durante o Transcorrer do ano letivo, ele descobre que tem professor que o odeia e que ele é muito bom em Quadribol, e é selecionado para ser o apanhador de sua casa (Grifinória), num dos jogos, alguém tenta mata-lo.
 Mistérios não ficam de fora, ele descobre que a Pedra Filosofal está sendo guardada dentro da escola, mas alguém quer rouba-la, e junto com seus amigos, ele tenta chegar primeiro no local passando por etapas em que os próprios professores e o diretor prepararam , no fim, apenas Harry chega até lá, apesar da surpresa da descoberta de quem é o ladrão, invonlutariamente, ele consegue deter a pessoa.
 O Ano letivo acaba e Harry volta para a casa dos seus tios e ele retornará no próximo ano."

Como perceberam, não só neste livro, existem dezenas de clichês, como: "orfão que tem que salvar o mundo, em companhia da menina inteligente e o amigo bobo, um sábio, entre outros" Porém, não acho que o livro se resume nestes e outros clichês, pois muitos deles são muito bem usados, além de que o livro encanta as pessoas de todas as idades, faz novos adeptos da leitura aparecer a cada dia, e o mais importante: nos transporta para dentro do livro, mesmo que alguns de vocês não goste, não tem muito o que discutir, o livro é um sucesso, ao invés de arrumarem desculpas para não lerem o livro, junte-se a nós, leitores de cabeça-aberta e que não julga um livro pelos seus clichês, a quem diga que é cópia descarada de SdA e SW, discordo, cada um segue linhas diferentes, mas o que pode ser igual, existe em qualquer livro de fantasia.
 Enfim, leiam e tirem suas próprias conclusões.

Poster do Primeiro Filme

 Não preciso dizer que o filme foi sucesso de bilheteria, que teve indicações ao oscar e ganhou prêmios e mais prêmios e que rolou protestos impedindo a gravação do filme em alguns lugares, porém, o Filme deixou a desejar (e muito), apesar que algumas alterações foram bem vindas, como por exemplo: Na hora em que Harry está indo atras da tal Pedra, em uma das etapas ele tem que escolher uma chave, uma das que estão voando, e ao pega-la as outras o seguem raivosas, bem bolada essa cena, ficou com mais ação do que no próprio livro.
As atuações foram ótimas também, destaque para o Professor Snape, apesar de tudo, ele é um ótimo ator.
Pesqisando na internet, eu descobri (não, eu não soube de nada antes) que o  rato de Rony foi feito por computação gráfica e não com um rato de verdade como eu imagava. E também um dos retratos, na cena das escadas que se movem, é uma pintura da segunda mulher do rei Henrique VIII, Ana Bolena: popularmente se acreditava que ela fosse uma bruxa. Enfim, e outras curiosidades.

Até breve!
O. Raphael Gama

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa! Que cool(:
Só não entendo o por que de fazer uma comparação com crepúsculo...

Raphael Gama disse...

Não citei crepusculo não (risos), se você se refere ao trecho (SdA e ST), eu quis dizer Senhor dos Anéis e Star Wars, até por que crepúsculo veio depois de HP, então, pela lógica, não tem como HP ser cópia de crepusculo.

Entendeu? ^^

Bookmark and Share

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

.

.