FLORENÇA, Itália - Restauradores usando raios ultravioletas redescobriram magníficos detalhes originais das pinturas de Giotto na capela Peruzzi, na igreja Santa Croce, em Florença, que tinham ficado ocultos durante séculos.
"Descobrimos um Giotto secreto", disse Isabella Lapi Ballerini, diretora do Opificio delle Pietre Dure, de Florença, um dos mais respeitados laboratórios de restauração de arte no mundo.
Mais de uma dúzia de restauradores e pesquisadores iniciaram no ano passado um projeto ambicioso de "diagnóstico não invasivo" para averiguar as condições da capela de 12 metros de altura, que Giotto pintou por volta do ano 1320.
O objetivo do estudo, financiado em parte por uma doação da Fundação Getty, de Los Angeles, era colher informações sobre a capela de 170 metros quadrados. As informações seriam usadas para orientar uma restauração futura.
Durante o projeto, que durou quatro meses, restauradores trabalhando sobre três andares de andaimes de aço descobriram que, quando olharam as pinturas sob luz ultravioleta, puderam enxergar detalhes espantosos que não são visíveis ao olho nu.
"Foi algo realmente surpreendente", disse Cecilia Frosinini, coordenadora do projeto que estudou as cenas das vidas de São João Evangelista e São João Batista.
"Sabíamos que poderíamos obter resultados muito interessantes do diagnóstico científico, mas, quando olhamos as pinturas sob a luz ultravioleta, de repente essas pinturas muito gastas, estragadas por restaurações antigas, ganharam vida nova", disse ela, apontando para uma cena e usando óculos de proteção.
"Mestre" de Michelangelo
Acredita-se que as pinturas feitas por Giotto na capela lanciforme exerceram grande influência sobre Michelangelo, que nasceu quase 140 anos após a morte de Giotto e que pintou a Capela Sistina no início do século 16.
Os restauradores de hoje estão enxergando os detalhes que Michelangelo viu quando admirou as pinturas de Giotto, visto como um dos artistas que lançou as sementes do Renascimento italiano.
"As cenas voltaram a ser tridimensionais. Pudemos ver os efeitos de chiaroscuro", disse ela. "Havia corpos sob as vestimentas. Eles se tornaram tridimensionais. Tornou-se possível enxergar as dobras das roupas, as expressões dos rostos."
A capela Peruzzi foi imortalizada na cena do livro "Um Quarto com Vista", de E.M. Forster, em que a jovem Lucy Honeychurch é apresentada aos trabalhos de Giotto por seu futuro marido, George Emerson.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens Populares
-
Estava eu, como de costume, olhando o andamento das comunidades do orkut, das quais eu sou membro, porém, ainda não um participante ativo, ...
-
Olá, como prometi, mais uma resenha, e o escolhido da vez foi o livro "O Pistoleiro" do escritor "Stephen King", conhec...
-
Você não leu errado, existe essa promoção, e como não custa nada participar, eu estou divulgando por aqui também. Você conhece o site SKO...
-
Onde não há olhos para vigiar ou lei para punir, os instintos mais selvagens despertam. Casebres no meio do nada, sítios, florestas, esgoto...
-
, hVocê sabe o que é? (ou era?), eu também não sabia, até ler o Jornal Atribuna (da cidade de Santos, SP) publicado quase um mês atrás, vou ...
-
Como eu disse em alguns posts anteriores, atualmente estou lendo alguns clássicos, e com isso, surgem MUITAS palavras difíceis que nem sequ...
-
7º CINE FEST Votorantim Data: 10 a 16 de outubro Inscrições : junho a agosto de 2010 Local: Teatro Municipal Francisco Beranger, esco...
-
Não, não, eu não estou falando do livro Anjos e Demônios escrito por Dan Brown , vocês lembram que semanas atrás eu postei aqui um artigo ...
-
Como eu disse no post anterior da R.I.P. , aqui está o post de divulgação da terceira edição da Revista R.I.P. - Read in Peace: Os Lobos E...
-
Em breve (no segundo semestre de 2010), teremos um titulo de peso que será lançado aqui no Brasil, graças ao esforço do Raphael Draccon (sim...
Nenhum comentário:
Postar um comentário