domingo, junho 06, 2010

Dica da Semana: Séries de TV

 Ao longo dos anos, as Séries de TV vem ganhando um espaço cada vez maior em nossas vidas, e a partir de agora, estou concedendo um pequeno espaço para elas aqui no blog, inclusive, certas séries podem nos inspirar a escrever nossos contos e livros, pois nos fornece uma grande quantidade de informações sobre determinados assuntos e o que podemos ou não fazer com uma história (em qualquer livro), já para os amantes de televisão elas podem nos entreter a tal ponto que deixamos de fazer alguma coisa só para assisti-la e se emocionar com ela, e para abrir com chave de ouro o post sobre séries, eu escolhi como tema os "Vampiros", vocês podem me perguntar, por que? , bom, atualmente é um tema bem discutido nas redes sociais, entretanto, indicarei apenas as que eu assisti ou ainda assisto, e por isso resolvi dividir por temas, assim não acabo com o meu estoque de séries e posso falar bastante sobre elas, hoje, indicarei três, são elas:

True Blood:



 Para quem não conhece, a série True Blood, é baseada na série de livros Southern Vampires da americana Charlaine Harris. No Brasil, essa série de livros não é muito conhecida, entretanto, não desanime, pois os dois primeiros livros da série já estão traduzidos e estão á venda nas melhores livrarias, o primeiro se chama: Morto Até o Anoitecer e o segundo: Vampiros em Dallas, no total, a série é composta por 10 livros.

Sangue sintético da série

 True Blood fala sobre a co-existência de vampiros e humanos em "Bon Temps", uma pequena cidade fictícia localizada no Louisiana. A série é focada em Sookie Stackhouse (Anna Paquin), uma garçonete telepata que se apaixona pelo vampiro Bill Compton (Stephen Moyer). Além disso, os japoneses inventaram "sangue sintético" pois existem vampiros que não querem se alimentar de humanos, fora que alguns deles lutam no congresso para ter seus direitos como cidadão reconhecidos, ás vezes eu me pergunto se "seria isso uma paródia da vida real?" Enfim...

 Diferentemente de Crepúsculo e Diários de Vampiros, a série True Blood, não fala sobre uma adolescente virgem que namora um vampiro, ela vai muito além disso, vale destacar que, até o momento, a série mostra TUDO que tem nos livros (cada temporada é um livro) e acrescenta outros personagens também para dar "liga", pois na série de livros é focada apenas na Sookie Stackhouse, ou seja, em primeira pessoa (sim, eu já li o primeiro volume da saga, em breve faço uma resenha).

 Essa série tem uma abertura bem interessante, composta por cenas fortes e uma música sinistra, Bad Things, mostra bem como é o clima da série e o que se pode esperar dela.

Pontos Fortes:
  • Personagens muito bem escritos
  • Tramas bem amarradas
  • Série Dramatica, porém, na medida certa.

Pontos Fracos:
  • Cenas de Sexo e Nudez em excesso
  • Há um persongaem especifico que não foi muito bem explorado.
  • O clichê de sempre, além do mocinho apaixonado pela personagem principal, temos um aprendiz de vilão e um coadjuvante apaixonados pela linda mocinha.

 Claro, que estes Pontos anteriores que citei, são apenas meus pontos de vista, você pode achar diferente, entretanto, é uma boa pedida para quem gosta de vampiros, mas, para os amantes de vampiros que andam de dia, sinto muito, aqui eles não caminham de dia, apenas no período da noite.


The Vampire Diaries



 The Vampire Diaries é uma série de livros da autora Lisa Jane Smith sobre a vida de uma garota chamada Elena Gilbert que se vê no meio de dois irmãos vampiros.

 A trilogia original foi inicialmente publicada em 1991. Com a pressão dos leitores, Lisa Jane Smith lançou em 1992 mais um volume, Dark Reunion. Depois de um hiato de quase 16 anos de escrita, Lisa anunciou que novos livros de The Vampire Diaries estavam em obras. A primeira parte dos novos livros de The Vampire Diaries, intitulado The Vampire Diaries - The Return: Nightfall, foi publicada em 10 de fevereiro de 2009.

No Brasil o primeiro volume da série foi publicado em agosto de 2009, em novembro foi lançado o segundo volume, sob o nome de O Confronto.E por fim em março de 2010 foi lançado o terceiro volume intitulado "A Fúria".


 A Série de TV atualmente está com sua primeira temporada concluída. O Diferença entre essa série de TV e a série True Blood, é que aqui, os vampiros caminham de dia tranquilamente, eu só não entendi ainda o motivo de todo mundo falar mal de crepúsculo e não falarem mal dessa série, enfim, aqui eles caminham por que tem um artefato que os permite fazerem isso, e outros artefatos para os humanos mortais usarem para não serem mortos.

 Para quem gosta de uma série melodramática, esta série é sua cara, ao meu ver, não há tanto terror e sim mais romance e uma trama bem fraca mas que mostra suas garras depois de uns 7/8 episódios assistidos.

Pontos Fortes:
  • Personagens carismáticos e belos
  • Boa dose de suspense
  • Apesar de caminharem de dia, certos detalhes sobre o mundo vampiresco são mantidos, como por exemplo, eles só podem entrar em determinados locais se forem convidados pelo morador.
Pontos Fracos:
  • História bem confusa e fraca no começo
  • O Romance vem em primeiro plano, algumas vezes chega a dar sono
  • E o clichê de vários personagens amar a mocinha, entre outros.
 Bom, acho que estes pontos, dá para ter uma idéia de como a série é e funciona, vale destacar que apesar de seu começo confuso, a série começa a engrenar depois da metade dos episódios (22 no total) e começamos a entender melhor o que se passa na série, pois parecia que todo mundo (ou quase) sabia o que se passava menos nós, humildes telespectadores, sobre a resenha dos livros, vou ficar devendo mas prometo que correrei atrás dos livros e vamos ver o que nos aguarda.


Sanctuary


 Só para esclarecer uma coisa, essa série não é sobre vampiros, é uma série de Ficção Cientifica, porém, um dos personagens é vampiro, o último de sua espécie, entretando a personagem principal é a Dra. Helen Magnus, que é dona do santuário, onde se encontram diversos "anormais" que não podem viver em sociedade.

 Diferentemente das séries mencionadas neste post, Sanctuary é uma série Canadense e por isso carece de algumas coisa como por exemplo, bons efeitos, já que trata de "anormais", logo terá muitas modificações nas feições deles e o uso de tecnolgia para fazer isso é constante.

 Uma das coisas que me chamou a atenção nessa série, além da história, foi o fato de apresentar "anormais" dos mais variados tipos e que faz nossa imaginação voar longe e criarmos nossos próprios bichinhos.


 A Série não tem um alto grau de drama, são poucos os episódios, e são aqueles que envolvem diretamente a filha da Dra. Helen Magnus. A maioria dos episódios são soltos, porém, se formos pensar, alguns deles não são tons soltos assim, tem algum tipo de ligação com o futuro da série, mas que fazem alguns telespectadores mais impacientes achar que a série está só enchendo linguiça.

 A Abertura dessa série, é bem interessante, para os mais atentos, pois vemos a Dra. Helen Magnus com o Einsten e fotos de criaturas misticas, e no decorrer dos episódios sabemos "quem" é o verdadeiro Jack Estripador.

Pontos Fortes:
  • Imaginação fértil dos criadores.
  • Boa dose de ação.
  • Boa atuação dos atores junto com cenas bem escritas e a irônia aparecer nos momentos oportunos.
Pontos Fracos:
  • Efeitos especiais são fracos, tendo em vista que a maior parte do cenário e dos "anormais" são feitos por computação gráfica.
  • O Lado pessoal dos personagens é pouco explorado.
  • Alguns episódios que comentei, são soltos, e a minoria poderia estar ligado com a série, mas não estão.
 Só para não passar batido, o vampiro dessa série, ele não é o personagem principal, mas quando aparece, sempre nos da um show de interpretação, fora que esse vampiro tem uma maneira peculiar de ser, e em dois momentos, na primeira e segunda temporada ele é o foco das atenções, inclusive em alguns desses momentos o vampirismo dele é completamente curado (não que ele realmente quisesse isso).

Enfim, estas são as três séries que lhes indico, em breve posto mais indicações de outras, aguardem!

Nenhum comentário:

Bookmark and Share

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

.

.