quinta-feira, maio 27, 2010

Atlas Shrugged: Adaptação de clássico de Ayn Rand ao cinema vai sair à força

Dono dos direitos cansou de esperar e financia produção mesmo sem estrelas no elenco

Capa Original do livro

 Há anos Hollywood tenta tirar do papel Atlas Shrugged (Atlas resignado), filme baseado no romance homônimo da escritora e filósofa russa Ayn Rand (1905-1982), publicado em 1957 e que no Brasil ganhou o título Quem é John Galt?. Angelina Jolie estava envolvida no projeto com o diretor Vadim Perelman, mas desde 2008 não havia notícias.

 Segundo o Deadline, John Aglialoro, o empresário que há 17 anos pagou US$ 1 milhão pelos direitos do livro, cansou de esperar. Aglialoro avisa que financiará o começo das filmagens, em Los Angeles, no dia 11 de janeiro, mesmo que não tenha estrela nenhuma no elenco. A direção ficará nas mãos do novato Stephen Polk, que dirigiu o filme indie Baggage em 2008.

 A ideia de Aglialoro é dividir o romance de 1.100 páginas em quatro filmes. Quem é John Galt? trata de maneira filosófica de questões cruciais do século 20, como iniciativa individual e intervencionismo estatal. Dagny Taggart, heroína do livro, é uma poderosa executiva de ferrovias que tenta manter seu negócio enquanto o mundo à volta desmorona. John Galt é outro dos empreendedores, que acredita piamente no livre mercado como meio de vida.

 Aglialoro coassina o roteiro com Brian O'Tool. O produtor ainda sonda atrizes conhecidas para viver Dagny - o blog diz que ele conversa com os representantes de Charlize Theron e Maggie Gyllenhaal - mas a pressa para filmar pode forçar mesmo o filme a seguir com uma protagonista de menos expressão. "Todo mundo pergunta como a gente pode filmar sem astros... Nós vamos filmar por que é um bom filme com ótimos personagens. Já estamos em pré-produção há meses", disse Polk.

 Vamos ver se os envolvidos honram as ideias de Ayn Rand e abraçam o risco da iniciativa individual. Para saber mais sobre o livro acesse aqui ou aqui (em inglês) ou sobre a escritora russa clique aqui (em português).

Nenhum comentário:

Bookmark and Share

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

.

.