segunda-feira, julho 19, 2010

Vocabulário: Palavras Difíceis #1

 Como eu disse em alguns posts anteriores, atualmente estou lendo alguns clássicos, e com isso, surgem MUITAS palavras difíceis que nem sequer sonhei que existia, por isso, vou postando algumas delas aqui e com seu significado (e algumas iamgens), para o público em geral também ter uma idéia das palavras existentes.

As palavras escolhidas para o post de hoje são: Lucarna, Telheiro, Platibanda, Botica e Sebe.


Lucarna 












 Lucarna (s. f.; pl. "s")
Uma lucarna (lucerna, ou luzerna) é a abertura (ás vezes uma janela) em telhado de casa para entrada de luz e/ou para arejar um ambiente (inclusive, o sotão).



 
   Telheiro (s. m.; pl. "s")
  Cobertura simples de telhas destinada a abrigar animais, proteger utensílios ou uma pequena área espefica do exterior de uma casa (da varanda ou de um outro local, exemplo, onde é feito o churrasco) etc.







Platibanda (s. f.)

  Parede, muro ou grade de pequeno porte, que se coloca acima do limites superiores da construção para esconder o telhado.

 Obs.: Muito comum o uso de platibanda quando se quer tranformar uma casa em um comércio, e também é usado em diversos tipos de construções como por exemplo uma igreja, e por isso, tornou-se um ornamento caracterisco do estilo gótico.




 Botica (s.f.)

 Termo que caiu em desuso que serve para designar Farmácia.

 Obs.: Botica, também, é o nome de um municipo/vila portuguesa.



 


 Sebe (s. f.)
 Vedação (ou uma cerca, de pequeno, médio e grande porte) feita de ramos ou varas entrelaçadas, ou com plantas espinhosas.




*Imagens retirada da internet


 Estas são apenas algumas palavras, acho que algumas vocês já viram por aí e outras nem tanto, em breve posto outras palavras. Ultimamente me intersso pelo assunto pois será de utilidade para um projeto meu. Espero que este post ajude vocês. 

Nenhum comentário:

Bookmark and Share

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

.

.