sexta-feira, julho 23, 2010

Dicas de Português

 Imagem retirada da internet

 Bom, aos poucos irei postar aqui no blog dúvidas de português, sei lá, talvez por que eu tenha me incomodado com os recentes vícios de linguagens que a TV nos oferece gratuitamente (o mais recente foi na novela Ti ti ti, frase dita pela personagem da Malu Mader), e muitos podem acabar aderindo, sem saber, e escrever errado no seu texto, o que seria uma gafe.

 Então, para ajuda-los nesse sentido, vou começar postando um video de um Stand Up do Leandro e do Marcus, onde eles usam alguns vícios para entreter a platéia, veja abaixo:









 Como perceberam, ele fala de exemplos clássicos, de coisas que muitas vezes nem nos damos conta, então, fiquem espertos ao escrever um texto, sempre tente escrever de uma maneira um pouco mais formal e não da maneira como normalmente falaríamos, claro, a não ser que a personagem exiga tal coisa.



 O Português utilizado como piada não fica só em videos do youtube. Um seriado interessante, cheio de lendas urbanas, teorias da conspiração e vícios de linguagem (e outras cosias) usados propositalmente, a extinta série nacional O SISTEMA, exibida no final de 2007, marcou a TV Brasileira com um programa inteligente que há muito não se via, talvez por isso, seu tempo de vida não foi muito longo, poucas pessoas o apreciavam (em casa, de um total de 6, só eu gostava). Para saber mais sobre a série, veja aqui.

 Enfim, estes foram apenas alguns exemplos, ao decorrer das semanas eu seleciono algumas coisas relacionado ao nosso idioma e posto aqui.

Obs.: Fiquem à vontade para sugerir dúvidas, podem postar nos comentários.

Nenhum comentário:

Bookmark and Share

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

.

.