segunda-feira, julho 05, 2010

A Importância dos Beta Readers


 Resolvi escrever este artigo para alertar os escritores iniciantes/amadores sobre o quão importante é ter um (ou mais) Beta Reader, digo isso por que li uns textos na internet e alguns livros de escritores brasileiros e fiquei espantado com tais coisas, não que fossem de todo ruins, mas poderiam melhorar e muito, mas que talvez lhe faltaram a informação necessária.

 Primeiro, você sabe o que é um Beta Reader? Leitores beta nada mais são do que leitores de teste, são eles que vão lhe informar se sua obra está boa, se tem algum erro, seja ele de português ou erro na própria história, eles também vão lhe dizer se você está se baseando (copiando mesmo) muito em alguma outra obra especifica (que talvez você não tenha lido) ou apenas dizer se ela está coerente ou se está deixando a desejar em algum aspecto.




 A Missão do Leitor Beta é ajudar você a se aprimorar como escritor e não esculhambar com sua obra, mas para isso antes de mais nada, você, escritor, tem que aprender a ouvir criticas, claro que nem tudo que é sugerido precisa ser necessariamente mudado, porém, é bom repensar e quem sabe achar uma solução que agrade gregos e troianos?

 Os Leitores Betas nada mais são do que pessoas comuns, sejam elas formadas em alguma área especifica ou não, o que importa mesmo é que estes beta readers NÃO façam parte do seu circulo de amizade (claro que há exceções, poucas), quer saber o o motivo? Simples, nessas horas, amigos não te dirão o que realmente precisa ser dito, a grande maioria vai apenas te elogiar e pronto e o propósito de um beta reader não é esse e nunca foi esse, o leitor beta é o tipo de pessoa que irá te chacoalhar para abrir os seus olhos para os seus erros, já os seus amigos vão apenas fazer seus olhos brilharem te dando a impressão de que seu texto é perfeito e não tem o que corrigir, o que é um engano.

 Não é tão dificil assim quanto parece encontrar leitores beta para nos ajudar nessa jornada, você pode frquentar comundade de escritores, eles mesmos se propõe ajudar uns aos outros, pode pedir para uma professora de português de sua escola (caso ainda estude) ou, se preferir, pedir pra alguma pessoa que faça esse tipo de trabalho, a grande maioria não cobra por isso, por isso é bom estar atento, e também não é bom enviar seus textos para todos, converse e conheça um pouco mais sobre o tal leitor beta e veja se tem boa índole.

 Acho que o mais importante de tudo é você ter ciência de que sua obra não pode ser 100% original, pois sempre vai ter algo similar a uma outra obra, e também ter a certeza de que um texto muito bem elaborado é muito melhor do que um texto escrito de qualquer jeito. Então, mãos à obra!

Nenhum comentário:

Bookmark and Share

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

.

.