sexta-feira, janeiro 15, 2010

Resenha: Formaturas Infernais (Autoras Diversas)


 Livro de contos escrito por cinco escritoras diferentes que como o título do livro diz, os contos são sobre "Formaturas", não comuns, e sim "Infernais".
 Como o livro são de cinco escritoras diferentes e cada um contribuiu com um conto, então, acho melhor falar um pouco de cada um deles separadamente, segue:

=====================================

=> A Filha da Exterminadora
=> (por Meg Cabot, mesma autora de Diário de Princesa; Série A Mediadora; e outraz dezenas de títulos distrubidos em séries e poucos outros unicos)

 Este conto fala sobre A Filha da Exterminadora (como o prório título já diz) onde ela tem a árdua tarefa de exterminar vampiros e outros espiritos do mal. Já era de se esperar que o estilo de escrita (em primeira pessoa, alternando entre dois personagens), acontecimentos decorrenters e alguns outros pequenos detalhes aparecessem neste conto.
 O que não gostei muito foi do final, durante o texto, achava estranho e queria ver se iria aparecer tudo o que o conto estava se propondo a fazer, mas me decepcionei. A tal formatura não tinha nada de infernal, eu confesso que esperava mais dessa escritora.


=> O Buquê
=> (por Lauren Myracle, desconhecida por mim, mas na orelha do livro diz que ela é autora de vários romances, entre eles o "Rhymes with Wichtes; e os best-sellers [lá no USA] TTYL e TTFN.)

 Conto inspirado em "A Pata do Macaco" por W.W.Jacbos (que por sinal é um bom conto, quem se interessar em ler, tem uma cópia dele no meu Blog: http://tocasombria.blogspot.com/ ) que foi publicado no ano de 1902, como a prória autora faz menção a ele em uma página antes do texto. O Conto dela conta a história de um buquê almadiçoado e que uma garota o consegue. Apesar da idéia passar um pouco batida (quem leu sabe do que to falando), o conto consegue nos prender do inicio ao fim (apesar das falas idênticas ao conto original). No entanto seu final, foi indolor, ou seja, quando vimos já acabou, poderia ter sido melhor.


=> Madison Avery e a Morte
=> (por Kim Harrison, autora de titulos ainda não publicados no Brasil, como: Dead Witch Walking; The Good, the Bad and the Undead; Every Which Way but Dead e A Fistful of Charms)

 Escrito em primeira pessoa, através apenas de uma personagem. Sem sombras de dúvidas, este é um dos melhores contos do livro, como já de se esperar, pois o próprio titulo diz, fala sobre "A Morte" como uma personagem importante do livro. Gostei bastante, me mostrou um lado da morte que até então nunca tinha lido algo parecido. Mas não sei o que acontece com os contos até agora, todos os seus finais são indolores, poderiam ter escrito mais algumas páginas e nos contar um final decente ao invés de deixar a idéia apenas como um tira-gosto.


=> Salada Mista
=> (por Michele Jaffe, desconhecida por mim, na orelha do livro diz que ela é autora de: Bad Kitty, assim como os de romances: Bag Girl e Loverboy).

Bom, acho que de longe é o conto mais inapropriado para este livro, acho que a autora não entendeu quando recebeu o convite para participar deste livro intitulado "FORMATURAS INFERNAIS", de infernal não tem nada. Este conto fala sobre uma garota com super poderes que ainda mal compreende mas que já anda por aí salvando vidas, e neste conto ela tenta salvar uma menina, que aparentemente tem um dom. Enfim, não curti, queria algo mais pesado, algo infernal. Mas...


=> Inferno na Terra
=> (por Stephenie Meyer, autora de Crepúsculo e suas continuações).

Meyer me surpreendeu com este conto. Narrativa em terceira pessoa (completamente diferente de crepúsculo e afins), e claro, foi o que mais se aproximou do tema do livro: Formaturas Infernais, o conto se passa o tempo inteiro numa formatura e que fala da presença de um "diabo" na festa que atormenta (de leve apenas) a vida da garotada e que no fim acaba se apaixonando por um meio-anjo, mesmo a contra gosto. Um bom conto, só acho que poderia ter pego um pouco mais pesado, acho que ninguém se importaria.

======================================

No geral, o livro não é o que DEVERIA ser, são apenas histórias leves, fracas e que não metem medo algum (ou a proposta era dormir durante os contos?), então, se tem medo e tinha dúvidas em comprar, sinta-se a vontade, mas se você espera algo realmente assustador e que faça você perder o sono, você não vai gostar, CERTEZA! O Livro é bom para escritores iniciantes, pois nele você encontra diversas narrativas na qual você pode treinar depois com uma história de autoria sua.

Abraços, até a próxima!

Nenhum comentário:

Bookmark and Share

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

.

.