terça-feira, agosto 03, 2010

Vocabulário: Palavras Difíceis #2

 Dando seguimento a série de posts com palavras estranhas, retiradas de clássicos como os que postei as resenhas recentemente (Madame Bovary e O Retrato de Dorian Gray).

 As palavras escolhidas de hoje são: Alpendre, Caramanchão, Pórtico, Púlpito e Tamborete.

Obs.: As imagens são utilizadas apenas como exemplos, para maior esclarecimento sobre como são essas coisas, sugiro que busque na internet outras imagens.








Alpendre:
 O alpendre ou marquise é um tipo de varanda que estabelece uma graduação bastante marcada entre os espaços interiores e exteriores de uma residência, protegendo-a da incidência direta da radiação solar e da chuva. Normalmente é entendido como uma faixa pavimentada sobre a qual avança o beiral do telhado que cobre a casa.




Caramanchão:
 Lugar construído para o encontro com a natureza que varia de geração a geração; de pessoa a pessoa que constrói um lugar de descanço e reflexao; lugar onde se usa varios tipos de matérias exemplo; bambu, flores tipo trapadeiras, moldando conforme sua simbologia espiritual, tradição e até culturalmente.



  Pórtico:
  Em arquitetura, um pórtico é o local coberto à entrada de um edifício, de um templo ou de um palácio. Pode se estender ao longo de uma colunata (sequência de colunas), com uma estrutura cobrindo uma passarela elevada por colunas ou fechada por paredes. A idéia apareceu na Grécia antiga e influenciou diversas culturas, incluindo a maioria das ocidentais. O pórtico tem, geralmente, dimensões menores que um portal. veja alguns tipos de Pórtico:
Tetrastilo com quatro colunas. Hexastilo com seis colunas. Octostilo com oitro colunas.Decastilo com dez coulnas. Para mais detalhes históricos, acesse aqui.


 Púlpito:
 É o local dentro de uma igreja onde são proferidas as leituras da Sagrada Escritura (Epístola, Sequência e Santo Evangelho). Nas igrejas mais antigas, frequentemente se compõe de uma pequena varanda que dá para a nave (ala central da Igreja/Catedral), localizada no mesmo nível do coro, mas à frente da igreja, bem à vista da congregação. Nas igrejas católicas mais modernas e em praticamente todas as protestantes, o púlpito é composto de um pequeno pódio com um atril (pequena estante) onde geralmente a Bíblia  se encontra e de onde os leitores e pregadores costumam se dirigir à congregação.




Tamborete:
  Banqueta ou tamborete é um pequeno banco, geralmente em madeira, baixo e pequeno, sem braços nem espaldar com assento para apenas uma pessoa. Muito utilizado em lares humildes e em bares. Ele recebeu esse nome porque é feito de couro de animal (o mesmo material usado para fazer tambores) no início ele se parecia muito com tambores, mas era menor, por isso "tamboretes"

Nenhum comentário:

Bookmark and Share

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

.

.