Imagem retirada da internet
Em países desenvolvidos o e-reader é febre entre as pessoas e em breve isso pode se tornar uma febre por aqui também, a cada dia surge aparelho disso com aquilo outro e tal, mas e os Livros? Há espaço para eles hoje em dia? Será que vai acontecer com eles o que aconteceu com o Vinil e Fita (Cassete e VHS)? Bom, verdade seja dita, ele proporcionará ao seu usúário muitas vantagens e algumas desvantagens perante os livros, vamos por partes:
Desvantagens:
- Preço muito elevado
- Pouca memória para armazenamento de livros (ao menos para o blogueiro que vos fala)
- Não fica disponivel 24hs por dia 7 dias por semana, você tem que recarregar a bateria e a longo prazo o aparelho não vai funcionar como no inicio, então, você terá que troca-lo.
- Desconfortavel ler nesse tipo de tela, força as vistas e para quem usa óculos não seria muito aconselhavel.
- Se molhar ou pegar sol demais (ou estar em um ambiente quente/frio), provavelmente você perde o aparelho.
- Como é que vamos emprestar livro para alguém que não tenha e-reader?
- Se cair no chão, o aparelho será danificado prejudicando seu funcionamento.
- E-reader fica sucetivel a virus, se pegar, pra resolver só formatando o e-reader, assim, perderiamos todo seu conteúdo.
- Ficamos sucetivel a roubo, já que o preço do aparelho é elevado, sendo assim, no mercado negro vendendo mais barato dará um bom retorno para o meliante.
Vantagens:
- Não teremos problemas quanto a organização de livros dentro de casa.
- Podemos levar TODOS os nossos livros para quase todos os lugares.
- Em questão ambiental, é uma boa alternativa.
- Mais leve e menor que um livro comum.
- O preço de um e-book com certeza será bem mais barato do que o de um livro.
- Sendo o e-book mais barato, poderemos ter muito mais arquivos para ler.
Lendo estas vantagens e desvantagens cada um pode ver a que utilidade dará ao seu e-reader, eu particularmente, dificilmente irei aderir ao tal aparelho, se um dia eu aderir ou será por que não tive alternativa ou por que eu queria ler um livro porém eu sei que ele não é tão bom, logo, vale mais a pena gastar pouco do que gastar muito. O que citei acima, foram só algumas coisas das quais me veio na cabeça ao iniciar o debate, como não conheço o aparelho de perto e nem sua limitação fica dificil apresentar qualidades e defeitos. Enfim, quem não gosta de um cheirinho de novo do livro? sentir a folha nos dedos? Essas são coisas que deveriam ser consideradas pelos amantes dos livros? Será que um dia, o livro será uma coisa rara de se ver, e só colecionadores terão interesses neles? Não sei dizer, só futuro nos dirá, enquanto isso, vamos ler, vamos matar nossa fome por cultura, por literatura, por gibis/hq's (por que não?), vamos saciar nossa vontade no dia de hoje, pois o amanhã só Deus proverá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário