segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Resenha: HP e o Prisioneiro de Azkaban (J. K. Rowling)

 Olá pessoal, faz um tempo que não posto por aqui, me desculpem, mas tirei uns dias de folga também, sabe como é né, carnaval, folia, diversão, enfim... Vamos ao que interessa, prometi uma boa resenha sobre o tal livro do titulo deste post, e aqui está:



 Para quem não conhece (dificil, mas vai saber!) este é o terceiro volume da saga "Harry Potter, no total são sete livros e em cada um o livro conta um ano de escola do menino Potter.
 Neste livro, é sobre o terceiro ano da Escola de Magia e Bruxaria de Howgarts, desculpem, mas vou resumir (cuidado! só tem spoilers para quem não leu) um pouco o que se passa no livro: "Harry foge da casa de seus tios após, acidentalmente, deixar sua tia que o visitava inchando feito um balão e saiu de casa direto para as ruas escuras com seu malão para tentar ir a londres e depois seguir para o Beco Diagonal.
 Após Levar um susto com um cão grande, que depois Harry acredita ser um "sinistro", ele dá de cara com um Noitbus Andante (um ônibus de dois andares que anda mais rápido que o The Flash a procura de bruxos perdidos para deixar em seus destinos corretos) que o deixa rapidamente no Caldeirão Furado, a partir daí, ele descobre que um assassino de Azkaban fugiu e está atrás dele.
 Hagrid vira professor de Tratos e Criaturas Mágicas e logo na primeira aula, um hipogrifo "ataca" Malfoy que mesmo depois de estar curado, finge estar de recuperação, assim o Bicuço - nome do hipogrifo - é julgado e condenado a morte pelo ministério.
 Hermione, louca como sempre, resolve estudar TODAS as matérias da escola que são oferecidas no terceiro ano, Harry e Rony acham estranho isso, pois varias aulas são no mesmo horário, mais tarde o segredo é revelado, ela usa um vira-tempo, que nada mais é que um objeto que volta no tempo, assim ela conse estudar todas as suas matérias.
 Descobrimos que o assassino que fugiu é Sirius Black, padrinho do Harry Potter, e com isso descobrimos um pouco mais sobre a morte dos pais do garoto e uma mentira que rondava ela. 
 Um novo professor de Defesa contra a arte das trevas é admitido na escola depois do fiasco que foi o professor do ultimo ano, o nome dele é Lupin, que secretamente guarda um segredo para si com ajuda do Professor Snape e o Diretor Dumbledore, mas logo, o segredo é descoberto pelos protagonistas e depois a escola inteira fica sabendo.
 Harry ganha uma Firebolt, uma vassoura especial para jogar Quadribol e ganha também um mapa incomum, onde é mostrado os terrenos da escola e todos que passam por eles.
 Depois de algumas reviravoltas o livro termina com seus mistérios resolvidos, e harry vai pra casa aguardar pelo próximo ano da escola. "

 Este foi um pequeno resumo, mas quando li o livro, notei alguns "furos" nele, que não havia percebido quando li pela primeira vez, vou citar o que mais gritou aos olhos nesta segunda leitura, incrivel não? Bom, vamos lá:
  •  Antes do vira-tempo ser usado, o Professor Lupin vê pelo Mapa do Maroto, Harry saindo da cabana de Hagrid e depois passando pelo tunel embaixo do Salgueiro Lutador que daria n'a Casa dos Gritos. Depois que o vira-tempo é usado a escritora não menciona o fato de o professor ter visto dois Harry Potters e duas Hermiones, estranho não? para mim, seria muito mais fácil o Professor ter assistido a tudo através de um janela do castelo, claro, depois que os meninos deixaram a capa de invisibilidade (não, ela é visivel sim no mapa do maroto!).
 Enfim, erro perdoado, pois brincar com o tempo em um livro como HP requer um bom estudo detalhado da obra pra ver se tudo se encaixa, ao menos nesse livro.

 Gostaria de comentar algo aqui sobre o Filme da série, que faz muito tempo que assisti, mas lembro muito bem, justamente por ter gostado de certas partes. Apesar do filme ter cometido o mesmo erro do livro, aquele que mencionei o vira-tempo, o diretor fez algo sensacional, que pra mim, se encaixou perfeitamente com a história, não sei se quem assistiu vai lembrar, pois no livro não é mencionado estas partes. São duas cenas em especial em que a autora deveria ter feito o mesmo no tal livro, as cenas são:

  • Cena 1: Quando Hermione volta no tempo com o Harry e começam a perseguir a si próprios chegando na cabana do Hagrid, vendo que eles não sairiam da cabana, Hermione atirou uma pedra pela janela, que acertou a cabeça do Harry, que fez com que eles saíssem de lá ás pressas, antes que o Dumbledore e Cia. os vissem.
  • Cena 2: Na parte do lobisomen, a Hermione novamente, para salvar sua outra "eu", ela uiva para atrair a atenção do lobisomen, assim ele corre floresta adentro atras do som deixando os outros em paz.
 Quando as cenas eram contadas pelo ponto de vista dos garotos antes de virar o tempo, a gente não entendia muito, depois que eles usavam o vira-tempo, a explicação ficava clara, foram eles mesmos que se salvaram, e assim, nos deixando com a sensação de que o futuro já tinha acontecido e que o universo se divide em "passado, presente e futuro". Foi uma ótima sacada do diretor, afinal, a Rowling só usou desse recurso na terceira cena, quando o Harry do Presente salva o Harry e Sirius Black do passado com seu patrono perfeito e brilhante.
 Enfim, no geral, o livro faz aquilo que se prôpos a fazer desde o primeiro volume, entreter as pessoas, odiar personagens e amar outros, é isso, assim, claro, não esqueci de dizer que a história toda é formada por clichês e personagens caricatos que não preciso dizer quais são, acho que essas coisas são superadas livro a livro, pois não queremos (eu, pelo menos) ler um livro onde tudo é perfeitinho, original (nada é original, tudo se copia, já dizia chacrinha) bem bolado e sinistro! Nós queremos nos entreter e curtir a história, não estou ligando para o que as pessoas "formadas" dizem, pois sábios são aqueles que sabem a hora de ficar calado.

P.S.: Não gente, não esqueci da resenha do primeiro e segundo livro, em breve posto aqui, é que eu já estava com esse texto no papel faz um tempo, mas os outros eu post aqui também!

Até breve! =)

Nenhum comentário:

Bookmark and Share

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

.

.