sexta-feira, dezembro 31, 2010

A Jornada do Heroí: Animes & Mangás

 Achei este texto em um tópico no orkut, como não achei a fonte exata, não será dita aqui, entretanto, o texto é bem interessante e pode ajudar algumas pessoas a se localizarem no seu próprio texto ou mesmo se basear para escrever sua estória.



O que é A Jornada do Heroí?

A Jornada do Heroí (monomito)é um conceito de jornada cíclica presente em mitos, de acordo com o antropólogo Joseph Campbell. Como conceito de narratologia, o termo aparece pela primeira vez em 1949, no livro de Campbell The Hero with a Thousand Faces ("O Herói de Mil Faces").

O monomito está dividido em três seções: Partida (às vezes chamada Separação), Iniciação e Retorno.

A Partida lida com o herói aspirando à sua jornada; a Iniciação contém as várias aventuras do herói ao longo de seu caminho; e o Retorno é o momento em que o herói volta a casa com o conhecimento e os poderes que adquiriu ao longo da jornada.

Isto foi estabelecido por Joseph Campbell na primeira parte de O Herói de Mil Faces, intitulada "A Aventura do Herói". A tese do autor é de que todos os mitos seguem essa estrutura em algum grau. Para citar vários exemplos, as histórias de Prometeu, Osíris, Buda e Jesus Cristo todas seguem este paradigma quase exatamente, enquanto a Odisséia apresenta repetições freqüentes da Iniciação, o conto da Gata Borralheira (Cinderela) segue esta estrutura um tanto mais livremente e até mesmo o anime Cãezinhos de Sorte se vale de alguns estágios.

Revista Fantástica - #4

A Edição de novembro da Revista Fantástica está disponivel para download:


 Imagem de divulgação da Terceira edição da Revista Fantastica
(clique sobre a imagem para Download ou clique aqui.)

 Conteúdo desta edição:

- FALANDO NO ASSUNTO: O que os escritores têm a dizer sobre o raso e o profundo na literatura?

- RESENHANDO: Resenhas de Mundo de Avalon: Caminho da Gnose deVincent Law e Rede de Sonhos de Felipe Pan.

- TROCA-TROCA: Alexandra Jahneli, autora de O Mestre dos Dragões Vermelhos, e Andrés Carreiro, autor de A Essência do Dragão: Ressurreição, resenham cada um a obra do outro.

- MATÉRIA DE CAPA: Analisamos a trajetória de Eduardo Spohr, autor de A Batalha do Apocalipse.

- REPÓRTER MIRIM: Qual é a dos anjos? E dos mundos fantásticos? Nossos repórteres mirins respondem!

- E SE FOSSE FILME?: Como seria se o livro A Batalha do Apocalipse, de  Eduardo Spohr se tornasse uma mega-produção cinematográfica?

- EM FOCO: Matérias sobre livros pequenos, música na literatura, filmes e, é claro, vampiros.

- NOVIDADES: Conheça Antes Tarde do Que Sempre (Bertoldo Gontijo), A Corrente (Estevão Ribeiro), Extraneus: Vol 1 - Medieval Sci-fi (org: MD Amado), Histórias Fantásticas: Vol. 1 (Georgette Silen).

- CLÃ DOS IMORTAIS: Confira o que rolou no evento Darkness Rising, no Rio de Janeiro.

- CONEXÃO SKOOB: O que há de mais interessante na melhor rede social para aficcionados por livros.

- CONEXÃO PSYCHOBOOKS: A Equipe Psychobooks nos ensina o que é e para quê serve a ARC.

- CONEXÃO ALTERNADA: Conheça o site Sobre Livros.

- CONEXÃO RPG BRASIL: Aprenda sobre cenários de RPG.

- ÚLTIMA PÁGINA: O escritor Dhyan Shanasa, autor de O Livro de Tunes, discorre sobre o papel dos clássicos na literatura. 

Edições Anteriores:
Site Oficial da Revista



Primeira Edição
Segunda Edição
Terceira Edição


 Ou, se preferir, você pode conhecer outras revistas, clicando aqui.

quinta-feira, dezembro 30, 2010

UOL faz retrospectiva da TV da década

 O Site do UOL Televisão, fez um video falando sobre a televisão Brasileira de 2001 a 2010, abordando os temas: Reality Show, Humor, Emissoras, Novelas, TV & Web e Séries. Quem gosta do assunto vai gostar do bate-papo, com algumas pessoas, como o colunista do UOL, o Flavio Ricco até doutores de teledramaturgia, enfim, vale a pena conferir. Clique aqui para ir até o site assistir ao vídeo.

Projeto proíbe livrarias de selecionar...

...livros que vendem.

Andrada diz que as livrarias não podem se orientar por preferências pessoais.

 Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7913/10, que obriga livrarias e pontos de venda de livros a comercializar todas as obras enviadas a eles. Caso o comerciante se oponha a vender, deverá comunicar os motivos por escrito ao autor ou editor, que poderá apresentar recurso à Câmara Brasileira do Livro ou às câmaras estaduais.

 A proposta pretende garantir a “livre circulação de livros no País". Na opinião do autor, deputado Bonifácio de  Andrada (PSDB-MG), "livrarias não podem ficar submetidas ao jogo econômico e às preferências pessoais".

Continue Lendo...

quarta-feira, dezembro 29, 2010

Oprah entrevista J. K. Rowling (HP)


  Encontrei na internet, uma entrevista que a Rowling deu recentemente para a o "The Oprah Winfrey Show", e posso dizer, que foi uma entrevista mais do que boa, saber mais sobre ela e como ela usou tudo o que aconteceu para superar, foi simplesmente maravilhoso.

 Mesmo que você não seja um leitor de HP, vale a pena conferir a entrevista, pois sempre podemos tirar algo e levarmos para nossas vidas. Fica a dica.


 A Entrevista é dividida em 6 partes, o video acima é a primeira.

Obs.: No site do youtube tem a opção "CC" (Closed Caption) em português, para aqueles que não entendem muito bem o idioma, aconselho a assistir pelo próprio youtube que oferece essa legenda  (muito boa por sinal) feita por um fã caso o video não apareça já com a legenda.


sexta-feira, dezembro 24, 2010

Livros com nomes estranhos (Final)

 Última parte onde mostro alguns livros com nomes um tanto curiosos.


Manual de Orientação Sexual (Marcio Ruiz Schiavo)

quinta-feira, dezembro 23, 2010

quinta-feira, dezembro 09, 2010

Séries Novas #4 (Final?)

 Olá pessoal, faz um tempo que não posto nada aqui, ando um pouco ocupado ultimamente, não só assistindo as séries mas com outras coisas pessoais mesmo mas, quero avisar que, não abandonei o BLOG as traças não (risos). Enfim, hoje eu esotu postando a última (?) parte sobre as novas séries que estrearam este ano.

 As séries deste post são:
  • Mike & Molly
  • Lost Girl
  • The Walking Dead
  • Unnatural History



Bookmark and Share

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens Populares

.

.